Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2019

Comissão de Direitos Humanos recebe biólogo para debater fechamento da Avenida Niemeyer

Foto: Ascom

31/05/2019

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Rio, formada pelos vereadores Teresa Bergher (PSDB), Carlos Bolsonaro (PSC) e Alexandre Isquierdo (DEM), recebeu o biólogo Mário Moscatelli para debater as condições de risco da Avenida Niemeyer, fechada pela Prefeitura por conta de deslizamentos de terra ocasionados pelas fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas.

Segundo Moscatelli, o caso da Avenida Niemeyer é apenas a ponta do iceberg de uma bomba ambienta, l cuja origem remonta há décadas de descaso com o meio ambiente. "Nossa cidade é linda, mas extremamente vulnerável ambientalmente. O crescimento urbano desordenado, a falta de uma ordenação do uso do solo e de uma política habitacional para população de baixa renda só pioram o problema. Se o quadro permanecer desta forma, vamos continuar enterrando gente", afirmou.

O biólogo apresentou uma série de fotografias aéreas que mostram diversos pontos de alto risco, que vêm sendo degradados ao longo dos anos sem uma intervenção do Poder Público, com a leniência da sociedade civil. "Falta planejamento e falta projeto. É preciso saber o que pode ser feito e esse é o papel dessa Comissão, de provocar a Prefeitura a realizar obras emergenciais", salientou Alexandre Isquierdo.

Teresa Bergher ressaltou o fato de que a equipe da Geo-Rio é insuficiente para vistoriar toda a cidade do Rio de Janeiro, chamando a atenção para a constante diminuição do orçamento para controle de enchentes, que saiu de R$ 516 milhões em 2013 para R$ 22 milhões em 2018. "O prefeito aumentou escandalosamente o valor do IPTU, ITBI, ISS, COSIPA e taxa de coleta de lixo. Tem que haver contraprestação. Falta gestão na Prefeitura", reclamou.

Carlos Bolsonaro explicou que é necessária uma ação conjunta com todos os entes federativos para resolver esse problema histórico, e adiantou que o governo federal planeja enviar uma emenda à Constituição que revê o pacto federativo e a distribuição das receitas fiscais, para dotar Estados e Municípios com mais recursos para enfrentar esses tipos de situações.

A Comissão se prontificou a enviar um Requerimento de Informação à Prefeitura para saber o que será feito e em quanto tempo, para garantir a integridade das moradias e a segurança de quem transita pela região.