Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Representantes da Concessionária BRT são ouvidos por Comissão Especial

Foto: Ascom

31/05/2019

No dia em que a intervenção da Prefeitura do Rio de Janeiro no sistema de transporte coletivo BRT completa quatro meses, a Comissão Especial instituída com a finalidade de acompanhar este processo realizou uma Audiência Pública para ouvir Jorge Dias, presidente afastado da Concessionária BRT, e o advogado Bernard Fonseca. A audiência foi realizada nessa quinta-feira (30), na Sala das Comissões.

O presidente da Comissão, vereador Átila A. Nunes (MDB), explica que o objetivo não é apontar culpados, mas buscar melhorias que garantam o bom serviço para a população carioca. "Cerca de meio milhão de cariocas usam diariamente o BRT e infelizmente o quadro atual é de muita insatisfação com relação aos serviços prestados".

Jorge Dias conta que há mais de um ano vem comunicando a diversos órgãos públicos os problemas do BRT, sem respostas consistentes. "Infelizmente a gente vem atravessando alguns problemas, principalmente depois de 2016. Já encaminhamos vários ofícios à Prefeitura, ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público, alertando que se nada fosse feito, chegaria aonde chegou hoje. Só tivemos respostas evasivas. Em setembro do ano passado, eu entrei com um processo judicial porque as vias administrativas não estavam mais surgindo efeito", revela.
Dias ainda afirmou que após o final da intervenção, prevista para daqui a dois meses, pretende entrar com uma ação de ressarcimento à Concessionária.

O relator da Comissão, vereador Willian Coelho (MDB) demonstrou preocupação com a decisão da Prefeitura de desativar 22 estações do BRT. "Essa gestão não conhece nada sobre o sistema e quais os benefícios que trouxe e pode trazer para a população carioca. Por um lado remove 22 estações e, na contramão disso, dá continuidade à obra da Transbrasil, que é do sistema BRT".

Agora a Comissão pretende convidar o interventor Luiz Alfredo Salomão para dar esclarecimentos. Também ficou determinada uma visita ao local da intervenção.