Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Comissão de Educação visita a Ilha do Governador para ouvir a comunidade escolar

Foto: ASCOM

30/05/2019

A Comissão de Educação da Câmara do Rio realizou uma Audiência Pública na Ilha do Governador, na segunda-feira (27), com aproximadamente 200 pessoas. Os vereadores Prof. Célio Lupparelli (DEM), presidente e Tarcísio Motta (PSOL), vice-presidente,  receberam diversos representantes do Conselho Escola Comunidade (CEC) para ouvir as demandas da sociedade e dos profissionais da Educação. A Audiência Pública teve também a participação de representantes de todas as CREs, do Tribunal de Contas do Município e das vereadoras Tânia Bastos (PRB),  Fátima da Solidariedade (PSC) e Jorge Manaia (SD), vogal da Comissão.

Este encontro inicia uma série de 11 Audiências Públicas regionalizadas que acontecerão até novembro deste ano, em diversos bairros do Rio, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). A primeira foi a 11ª CRE, que abrange 14 bairros da região da Ilha do Governador e do Fundão. A próxima está agendada para 10 de junho no Olaria Atlético Clube, para debater as dificuldades da 4ª CRE.

Entre os participantes, dois assuntos foram recorrentes: o despejo irregular de grande quantidade de lixo nas proximidades das unidades e a pouca quantidade de merenda ofertada por aluno. Segundo a coordenadora da regional, Tânia Maria de Souza Bendas, anualmente, é feita a adequação do cardápio e da aceitação da merenda, mas a escola pode sinalizar à coordenadoria a necessidade de ampliar a oferta. Com relação ao acúmulo de lixo, Tânia alertou para essa prática comum nas regiões mais pobres, por ser a escola a representação mais próxima do Poder Público e a garantia da ágil prestação do serviço. A professora propõe a conscientização de todos para mitigar o problema.

A coordenadora foi questionada sobre o uso das Salas de Recursos, a capacitação dos profissionais que utilizam estas salas e a falta de material ofertado aos alunos da Educação Especial.  Tânia reconheceu a dificuldade dessa capacitação e disponibilizou a equipe técnica do Instituto Municipal Helena Antipoff para orientações. Professores e funcionários mostraram-se preocupados com a manutenção dos prédios antigos e dos equipamentos de climatização. A coordenadora, no entanto, informou que os projetos de conservação encontram-se aprovados e em fase de execução, e que o processo de contratação de empresa para manutenção do serviço de climatização está em andamento.

Tarcísio Motta pediu à Secretaria um detalhamento maior sobre as obras e intervenções para as próximas audiências e sugeriu uma ação conjunta do parlamento com a Secretaria para planejar e implementar novas salas de recurso, por meio de emendas ao orçamento.

A chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, professora Heloisa Sermúd, elogiou a iniciativa da Comissão de Educação e a população pela participação, reiterando o compromisso da Secretaria de contribuir para atender às demandas da comunidade. "Esse é o início de um novo tempo: de aproximar a Câmara Municipal da população, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, e com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE). Ouvindo quem está nas unidades escolares, nós podemos ajudar a melhorar a qualidade de ensino, criando uma escola democrática, universal, inclusiva e de boa qualidade", afirmou Prof. Célio Lupparelli.