Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Fórum Municipal de Educação é instalado na Câmara do Rio

Foto: ASCOM

29/05/2019

A Câmara do Rio realizou, na terça-feira (28), uma solenidade para instalação do Fórum Municipal de Educação. O evento comemorou um ano da Lei nº 6.362/2018, do Poder Executivo, que aprovou o Plano Municipal de Educação (PME). Promovido pelo vereador Prof. Célio Lupparelli (DEM), o ato reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Conselho Municipal de Educação, das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). E ainda contou com a participação do vereador Tarcísio Motta (PSOL), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Rio.

Compuseram a mesa de honra o subsecretário de gestão de pessoas da Secretaria de Estado de Educação, Alan Marques; a professora e presidente do Conselho Estadual de Educação, Malvina Tuttman; a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação, Talma Suane Romero; a professora e gerente da Regência Regularização Escolar, Ana Maria Gomes Cézar; e o professor e representante do Fórum Estadual de Educação, Sérgio Maia.

"O Fórum tem o objetivo de monitorar, fiscalizar e acompanhar a aplicação das políticas públicas da educação municipal, especialmente o PME", explica Lupparelli. Segundo ele, as metas e as estratégias estabelecidas têm de ser acompanhadas pelo Fórum e pela 12sociedade civil. "Precisamos perceber que não se constrói uma grande nação sem ensino. Temos que entender que a única arma que vai fazer com que os problemas sociais possam morrer é o investimento maciço em educação", disse o parlamentar.

Talma Suane afirmou que o diálogo com todos os envolvidos trará dias melhores para a área. "O Fórum é hoje um marco na educação do município do Rio de Janeiro. Ele consolida toda prática que a SME vem fazendo ao longo do tempo, que é a participação popular e dos seus membros ativamente no dia a dia do ensino para dialogar e apresentar soluções", disse.

Malvina Tuttman destacou que em hipótese nenhuma o Fórum permitirá propostas isoladas do Plano Nacional de Educação. "Nossas crianças e jovens têm o direito a um ensino de qualidade", garantiu Tuttman.

No fim, o vereador Prof. Célio Lupparelli parabenizou a todos pelo empenho no PME, afirmando estar honrado "pela oportunidade de realizar a solenidade que acompanhará a educação municipal pelos próximos anos".