Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2019

Organizadoras de grandes eventos terão que reciclar o lixo que produzem

27/05/2019

Apenas uma pequena parte do resíduo produzido na cidade é destinada à reciclagem. Ao mesmo tempo em que o lixo não recebe a destinação adequada, catadores de material reciclável ficam ociosos por falta de investimentos. Para incrementar a atividade, o vereador Tiãozinho do Jacaré (PRB) apresentou o Projeto de Lei n° 1.067/2018, que obriga as empresas organizadoras de grandes eventos a contratarem cooperativas de reciclagem.

Em todos os grandes eventos realizados na cidade, as organizadoras terão que contratar os serviços das Centrais de Triagem (CT), por meio das cooperativas de reciclagem, para o recebimento de resíduos. O objetivo é desenvolver a atividade e gerar renda.

Segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), há coleta seletiva porta a porta em 113 dos 160 bairros do Rio de Janeiro. Entretanto, ainda há grande potencial de crescimento para o setor. Estudos mostram que é possível reciclar cerca de 30% a 40% dos resíduos produzidos pelas cidades, mas, no Rio de Janeiro, apenas 1, 9% de todo o lixo produzido é destinado à reciclagem.

"Para atender a essa demanda, proponho a obrigatoriedade de as empresas em eventos de grande porte contratarem e garantirem o acesso dos serviços das coletas dos resíduos para as cooperativas e grupos associativos, gerando renda e oportunidades de trabalho para os catadores e catadoras das Centrais de Triagem que hoje encontram-se ociosas por falta de resíduos e de investimentos em mão de obra", argumentou o parlamentar.