Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2019

Secretaria de Transportes apresenta propostas para o próximo ano

Foto: ASCOM

22/05/2019

Implantar e iniciar as operações no Corredor Transbrasil. Reduzir em, pelo menos, 50% do tempo os deslocamentos nos serviços dos corredores BRT. Reduzir o nível médio de ocupação dos ônibus articulados. Essas são algumas das metas apresentadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para o ano de 2020, durante a Audiência Pública realizada pela Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio nessa terça-feira (21), no Salão Nobre.

A audiência faz parte de uma série que está sendo realizada para discutir o Projeto de Lei nº 1.226/2019, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2020. Participaram da mesa a secretária municipal de transportes, Virgínia Salerno; o diretor-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Joaquim Dinis; e o coordenador técnico de Planejamento da SMTR, Eloir Faria. A audiência foi conduzida pelos vereadores Rafael Aloisio Freitas (MDB) e Prof. Célio Lupparelli (DEM), respectivamente vice-presidente e vogal da Comissão. Esteve presente também o vereador Alexandre Isquierdo (DEM), presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara do Rio.

A secretária Virgínia Salerno apresentou os projetos previstos para a expansão do sistema de transportes e para a finalização das obras da Transbrasil, tais como a realização de estudos e a impantação de sistema de transporte público local. "O objetivo é aumentar a eficiência do transporte público, com a ampliação do meio estrutural de transporte, o reordenamento dos eixos prioritários e a requalificação do transporte público coletivo", completou.

O diretor presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, também apresentou as ações do órgão, tais como a instalação de mais painéis inteligentes com informações do trânsito, de câmeras e sinais de trânsito de LED e a implantação de projetos de educação para o trânsito, como o uso de jogos interativos nas escolas municipais.

Dentre os questionamentos feitos pela Comissão, o vereador Rafael Aloisio Freitas quis saber sobre o andamento das obras da Transbrasil. "Qual a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes sobre estas obras?" Salerno afirmou que apesar de ser um projeto as obras estão em estágio bastante adiantado.

O vereador Alexandre Isquierdo falou sobre o estudo solicitado pela Câmara a respeito do impacto que os aplicativos de transporte particular de passageiros causam na cidade, e questionou sobre o controle realizado pela Secretaria. Salerno afirmou que essa é uma preocupação da pasta. "Já começamos a fiscalizar shoppings, rodoviárias e aeroportos para que não vire uma bagunça, prejudicando o trânsito, acabando com o meio ambiente e com a mobilidade".

Nesta quarta-feira (22) será realizada Audiência Pública para discutir as diretrizes orçamentárias da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, juntamente com os seus órgãos subordinados: a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) e a Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio).