Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Vereador Wellington Dias explica projeto que garante vaga nas escolas municipais para alunos de pais idosos ou deficientes

16/05/2019

A participação na vida familiar é um dos aspectos do direito à liberdade estabelecido no Estatuto do Idoso - Lei Federal nº 10.741/2003. Tramita na Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.159/2019, de autoria do vereador Welington Dias (PRTB), que estabelece prioridade de vaga para alunos, cujos pais ou responsáveis sejam portadores de deficiência ou com idade igual ou superior a sessenta anos, em toda rede municipal de ensino da cidade.

A nova realidade das famílias brasileiras ? em que muitas vezes os pais trabalham fora e têm menos tempo disponível ? delegou à escola ainda mais responsabilidades. Cada vez mais a instituição de ensino se torna importante como instrumento de acolhimento e participação das famílias no processo de formação dos filhos. Portanto, a instituição deve ser acessível aos pais idosos ou com deficiência, para que possam realizar o acompanhamento escolar e participar de forma mais efetiva na vida e na educação dos seus filhos.

Ainda de acordo com o texto do projeto, o responsável pelo aluno deverá apresentar comprovante de residência e documento que comprove as condições estabelecidas na lei. Em entrevista à Ascom, o vereador Welington Dias explica que o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 13.146/2015, garantiu diversos direitos às pessoas com deficiência, e incumbiu ao Estado, a sociedade e a família assegurar à pessoa com deficiência a efetivação desses direitos. Na esfera federal, desde 2009,   com a entrada em vigor da Lei nº 11.700/2009, todas as crianças com mais de 4 anos de idade têm direito a estudar na escola mais próxima de casa.

Ascom: Qual a inspiração para o projeto?
R - A ideia do projeto surgiu a partir do grande número de pedidos que eu passei a receber de pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção para levar os filhos para a escola. Ao analisar a situação, percebi que existe uma falha porque esse já é um direito garantido por lei no Estatuto do Idoso. Essa foi a motivação para criar uma legislação municipal que assegure esse direito aos cidadãos cariocas.

Ascom:  Qual o objetivo principal do projeto?
R - O objetivo principal da lei é assegurar aos idosos o direito de exercer um papel relevante na vida de seus filhos e netos, ou de crianças e adolescentes que vivam sob sua guarda, pois possibilita que tenham acesso fácil às unidades de ensino próximas a sua residência. Isso resulta em uma maior participação da família numa etapa muito importante na vida das crianças e jovens, que é a vida escolar.

Ascom: Como o senhor avalia a qualidade do ensino da rede municipal de educação?
R - Melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas não exige fórmulas mágicas, mas sim estratégias socioeducativas. É uma área que pode melhorar muito. Acredito que as mudanças não acontecem em curto prazo.  São muitas as questões a serem analisadas.  A qualidade do ensino depende de muitos pontos como infraestrutura adequada, qualificação dos professores, projeto pedagógico e, principalmente, atividades que envolvam a participação da família na escola.