Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2019

CPI da Comlurb define novas convocações

Foto: ASCOM

15/05/2019

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denúncias de utilização da máquina pública, em especial da Comlurb, que podem ser tipificadas como crime de responsabilidade e infração político-administrativa realizou nessa terça-feira (14) mais uma reunião deliberativa para definir as próximas convocações.

A presidente da Comissão, vereadora Teresa Bergher (PSDB) sugeriu a convocação do senhor Breno Souza Freitas, indicado pela Escola de Samba Estácio de Sá como o responsável pela locação do espaço, pelo valor de R$ 1 mil, para realização do evento político no dia 13 de setembro de 2018. De acordo com a parlamentar, "existem elementos que levam a supor que esta pessoa seja o servidor lotado hoje na Subsecretaria de Comunicação Governamental  da Prefeitura do Rio".

O relator Thiago K. Ribeiro (MDB) não foi favorável à convocação. Ele argumentou que não existe prova material de que a pessoa indicada pela agremiação seja o servidor da Prefeitura. O parlamentar propôs que seja enviado um requerimento de informação ao senhor Breno Souza Freitas, para saber se ele foi responsável pela locação da quadra da escola de samba. Se a resposta for positiva, o servidor será convocado para participar da oitiva, prevista para o próximo dia 22 de maio, conforme aprovado pelos membros.

Teresa Bergher sugeriu ainda a convocação dos candidatos que participaram do evento. Em contraponto, o vereador Thiago K. Ribeiro destacou que a justiça eleitoral já julgou e puniu o prefeito e os candidatos daquele pleito eleitoral com o pagamento de valores entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. E sugeriu que, após a audiência com o senhor Breno, houvesse nova deliberação a respeito da convocação dos políticos, também aprovada pelo colegiado.

Também participaram da reunião os vereadores Tiãozinho do Jacaré  e Inaldo Silva, ambos do PRB.