Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2019

Dispositivo sonoro alerta para uso da caçamba de caminhão

10/05/2019

O número de acidentes envolvendo caçambas de caminhões levantadas com o veículo em movimento cresceu nos últimos anos. O caso noticiado mais recente na cidade do Rio foi em janeiro de 2018, quando uma passarela caiu na Avenida Brasil após colisão com a caçamba levantada de um veículo de carga, deixando um morto e um ferido. Uma medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga a instalação de dispositivo de segurança para evitar o acionamento da caçamba, entrou em vigor em janeiro do ano passado, porém a fiscalização dos caminhões basculantes pelos órgãos competentes ainda não é eficiente.

Baseando-se nisso e visando a maior segurança da população carioca, o vereador Italo Ciba (AVANTE) elaborou a Lei nº 6.455/2019, que obriga as empresas que prestam serviço de carga ao município a fazerem o uso de dispositivo sonoro que alerte ao motorista do caminhão, quando a caçamba hidráulica estiver levantada.

A medida dispõe que a Prefeitura ficará responsável por instalar os dispositivos nos caminhões, além de determinar o órgão competente para fiscalizar os veículos.

Para o autor da medida, é importante que haja a fiscalização efetiva, para evitar novos acidentes envolvendo vítimas fatais. "A lei ajudará a diminuir os casos de falta de atenção ao volante, e também falhas mecânicas não apresentadas a tempo, evitando que novas tragédias voltem a acontecer", explica.

O caminhão basculante é um tipo específico de veículo equipado com uma caçamba articulada na parte traseira e destinado ao transporte de grandes quantidades de carga.