Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

CPI da Linha Amarela vai solicitar ao TCM análise de preços das obras na via

Foto: Ascom

10/05/2019

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no contrato de concessão do município do Rio de Janeiro e o Consórcio Linha Amarela S/A (LAMSA) se reuniu, na segunda-feira (6), com o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM), conselheiro Thiers Montebello. O presidente da CPI, vereador Fernando William (PDT), deu ciência a todos, em reunião nessa quinta-feira (9), com os demais integrantes do colegiado: o relator, Thiago K. Ribeiro (MDB); os membros, Alexandre Isquierdo (DEM) e Italo Ciba (AVANTE); e o suplente, Babá (PSOL).

De acordo com o vereador Fernando William, foram solicitados alguns esclarecimentos ao TCM sobre os termos aditivos do contrato celebrado entre a Prefeitura e a LAMSA. Entre os questionamentos, os parlamentares querem saber qual o impacto do reajuste do pedágio da Linha Amarela para os cofres públicos e para a população e quantas obras foram realizadas de fato na via. "Pelo andar da carruagem, estamos encontrando argumentos suficientes para manter a decisão do prefeito Marcelo Crivella, de suspender, por 19 meses, a cobrança do pedágio de uma das pistas", destacou o presidente da Comissão, que ainda lembrou que, segundo estudos da Prefeitura, a LAMSA teria cobrado indevidamente, em valores atuais, R$ 225 milhões.

Preocupado com a questão dos preços cobrados na Linha Amarela, o relator Thiago K. Ribeiro sugeriu que a Comissão solicite ao TCM a elaboração de uma Tomada Especial de Contas para a análise dos preços divergentes entre os custos de obras verificados no Termo Aditivo nº 4 e no Termo Aditivo nº 11.

Ainda conforme o parlamentar, o objetivo principal da CPI deve ser embasar a Justiça com dados apropriados para que esta possa entender a decisão do prefeito Marcelo Crivella de liberar um dos lados da via do pedágio cobrado pela LAMSA.

Os membros da Comissão, os vereadores Alexandre Isquierdo e Italo Ciba, e o suplente Babá também se mostraram preocupados com a questão do sobrepreço verificado nos custos da obra da Linha Amarela. "A CPI precisa apresentar os documentos que faltam para que a Justiça possa compreender a decisão tomada pelo prefeito Marcelo Crivella", ressaltou Italo Ciba.

A Comissão solicitou ainda que a Procuradoria Geral da Câmara faça uma análise técnica de documentos enviados por um cidadão que acompanha o histórico da Linha Amarela desde sua construção.

Participou também da reunião o vereador Prof. Célio Lupparelli (DEM). A próxima reunião está prevista para o dia 23 de maio, às 13h.