Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Vereadores aprovam estender o tempo do Bilhete Único Municipal para até três horas

09/05/2019

O Plenário da Câmara do Rio aprovou a ampliação do tempo para utilizar o Bilhete Único Municipal de duas para três horas. A medida está prevista na Lei n° 6.549/2019, de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), e já está em vigor.

A medida altera a Lei n° 5.211/2010 – responsável por instituir o Bilhete Único Municipal – para que o usuário tenha o direito de pagar uma única passagem quando utilizar os ônibus integrantes do Sistema Municipal de Transporte coletivo, de um ou mais operadores, permissionário ou concessionário, desde que o transbordo ocorra em até três horas.

O Bilhete Único é um benefício tarifário que permite ao usuário utilizar mais de um transporte público pagando apenas uma tarifa. Com o cartão, o usuário paga apenas a passagem de um meio de transporte. O portador do cartão pode realizar viagens e ser beneficiado utilizando dois ônibus municipais, dois VLTs Carioca ou ônibus e VLT.

A ampliação do intervalo de duas para três horas é uma revindicação antiga da população, que precisa utilizar mais de um meio de transporte para realizar seus deslocamentos diários.

De acordo com o vereador Dr. Jorge Manaia, "tal alteração deve-se ao fato de grande parte da população que utiliza o serviço do Bilhete Único ter uma única reclamação: o tempo do transbordo ser curto. Moradores de zonas mais distantes demoram mais de duas horas para se deslocarem de suas residências para seu local de trabalho. A maioria dessas pessoas sugere o aumento do transbordo para três horas", afirmou.