Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2019

Riotur identificará manifestações culturais que usam máscaras e fantasias em espaços públicos

Foto de:   Reprodução

08/05/2019

Visando a resguardar a livre manifestação cultural com segurança e proteção a todos os cidadãos, a vereadora Vera Lins (PP) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.176/2019. Caso seja aprovado, todas as apresentações culturais em espaços públicos que façam o uso de máscaras e fantasias de grupo deverão ser identificadas pela Riotur, empresa de turismo do município.

A medida dispõe que todas as agremiações ou ligas que se apresentem em logradouros públicos, utilizando máscaras e grupos vestidos com uma mesma fantasia, deverão se identificar junto à Riotur pelo nome de seus responsáveis e cadastradas como tais nos órgãos competentes.
O projeto entende como manifestação artística e cultural aquelas que sejam realizadas em eventos como o carnaval.

A Riotur ficará responsável por regulamentar e manter a criação deste registro.

Tendo em mente o grande número de acidentes e mortes que acontecem na época do carnaval envolvendo grupos fantasiados e mascarados, a parlamentar explica que, ao identificar os grupos como agremiações, como acontece com os blocos de rua, a manutenção da segurança das pessoas presentes será mais eficaz. "Com a identificação das ligas e agremiações que utilizam o logradouro público, teremos manifestações culturais onde todos poderão festejar em segurança", afirma a vereadora.

Remetente

Destinário

Verificação de palavras (Digite os caracteres que você vê na caixa a seguir):

Cancelar

As letras não diferenciam maiúsculas de minúsculas
* Campo Obrigatório