Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

CPI da Linha Amarela vai realizar reunião com presidente do TCM

Foto: Ascom

03/05/2019

Membros da CPI da Linha Amarela realizaram, nessa quinta-feira (02), mais uma reunião de trabalho. A Comissão Parlamentar de Inquérito tem a finalidade de investigar e apurar irregularidades no contrato de concessão do município do Rio de Janeiro e o Consórcio Linha Amarela S/A – LAMSA.

Estiveram presentes os vereadores Fernando William (PDT), presidente da CPI; Italo Ciba (Avante), membro; e Babá (PSOL), suplente. Foi convidado a compor a mesa também o vereador Leonel Brizola (PSOL), presidente da Comissão Especial que analisa e acompanha os contratos da Prefeitura com empresas que cobram pedágios em vias públicas do município.

Na próxima segunda-feira (06), os integrantes da CPI vão realizar uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM), conselheiro Thiers Montebello, que deve indicar o conselheiro responsável pelo contrato de concessão da Linha Amarela e de seus respectivos aditivos para prestar esclarecimentos à comissão.

A CPI aguarda também o recebimento de informações e documentos do TCM e da Secretaria Municipal de Obras, no intuito de esclarecer se o valor do pedágio cobrado pela LAMSA é o adequado e se o contrato com a concessionária deve ou não ser suspenso.

O presidente Fernando William afirma que, ao final, a CPI pode apontar para dois caminhos. "Tem uma linha que é a de suspender definitivamente a cobrança do pedágio. A outra é de fazer cumprir a decisão de suspender por 19 meses a cobrança de pedágio em um das vias da Linha Amarela".

Para o vereador Leonel Brizola, é preciso ficar atento aos pontos ainda obscuros da concessão. "O que mais me chama atenção é o quanto a LAMSA recebeu e o quanto ela reinvestiu na cidade, ficou muito aquém. Talvez a Linha Amarela seja a via pedagiada mais curta e mais cara do país", revela.

A CPI da Linha Amarela é composta ainda pelos vereadores Thiago K. Ribeiro (MDB), relator, Alexandre Isquierdo (DEM) e Inaldo Silva (PRB).