Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 2019

Comissão de Trabalho da Câmara Rio atua em prol dos cariocas

30/04/2019

Amanhã, 1º de maio, é Dia do Trabalho. No Brasil, a data foi reconhecida a partir de 1925, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes. Mas ela teve origem em Chicago (EUA), quando milhares de operários organizaram uma grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.

Na cidade do Rio de Janeiro, os cariocas que buscam por oportunidades ou por orientação jurídica contam com a atuação da Comissão de Trabalho e Emprego do legislativo carioca, presidida pelo vereador Fernando William (PDT). Os demais integrantes são os vereadores Major Elitusalem (PSC) e Tiãozinho do Jacaré (PRB), vice-presidente e vogal, respectivamente. Entre os objetivos da comissão estão estudar métodos de criação do trabalho e emprego; formas de qualificação da mão de obra e qualificações para o trabalho; debater, emitir pareceres técnicos e adotar as medidas cabíveis na sua esfera de atribuição; fiscalizar os direitos dos trabalhadores e orientar os trabalhadores.

Desde que chegou à Câmara do Rio para assumir seu mandato como vereador na 10ª Legislatura (2017-2020), Fernando William se propôs a reestruturar a Comissão de Trabalho e Emprego, de forma que ela pudesse, de fato, ter uma atividade efetiva, em prol da população carioca. "Nós reorganizamos a comissão e colocamos pessoas para trabalharem permanentemente nela, para desenvolver uma série de atividades em benefício do desempregado, que está buscando emprego, ou de quem está submetido a trabalho escravo e degradante", explica o parlamentar.

Os resultados desta reestruturação já aparecem em números. Em 2018, a Comissão de Trabalho e Emprego conseguiu tirar 1.822 carteiras de trabalho; realizar 32 ações sociais; atender oito denúncias; prestar 27 atendimentos na área jurídica e 302 atendimentos gerais; e encaminhar 450
cidadãos para vagas de emprego. "Hoje, a Comissão de Trabalho e Emprego não emite apenas pareceres para os projetos que são apresentados. Ela procura ter uma atuação efetiva, de ir aos locais de trabalho e tentar buscar soluções e oferecer oportunidades de serviço à população", conclui o vereador.

Para os interessados, o endereço da Comissão de Trabalho e Emprego é Praça Floriano s/nº - 27º andar. O telefone de contato é 3814-1136.