Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2019

Comissão decide prosseguir com o processo de impeachment do Prefeito Crivella

26/04/2019

A Comissão Processante que apura a denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito Marcelo Crivella decidiu, por dois votos a um, pela continuidade do processo de investigação. A decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão, vereador Willian Coelho (MDB) em reunião realizada nesta sexta-feira (26) no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio.

O primeiro a declarar o voto foi o relator, vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PODE). O parlamentar elencou os principais fatos que ocorreram na fase preliminar do processo, que iniciou na sessão legislativa do dia 2 de abril, quando os vereadores decidiram aceitar a denúncia apresentada pelo servidor público Fernando Lyra Reys, ex-fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda, até a entrega da defesa do prefeito, por meio de seus advogados. Por fim, o parlamentar destacou que a apuração dos fatos é necessária para o correto julgamento final do colegiado em plenário, e declarou seu voto pelo prosseguimento do processo.

Em seguida foi a vez do vereador Paulo Messina (PRB), ex-secretário da Casa Civil, declarar o voto. Antes, citou pontos da defesa do prefeito Crivella, concluindo que "inexiste neste processo infração político-administrativa". Seu voto foi pelo arquivamento.

O voto final foi do presidente da Comissão, vereador Willian Coelho, que também decidiu pelo prosseguimento do processo que, agora, passará para a fase instrutória.

"O processo precisa prosseguir para que se possam receber mais documentos, permitindo a análise completa dos fatos. No meu entendimento faltaram documentos necessários para que pudéssemos formar juízo de valor", justificou Willian Coelho.

O cronograma da Comissão estabelece o prazo de cinco dias para apresentação do rol de testemunhas. No próximo dia 10 de maio está prevista a oitiva das testemunhas de acusação e, no dia 13, das testemunhas de defesa.