Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Julho de 2019

Unidades de saúde deverão fornecer orientações sobre engasgamento

Foto de:   Reprodução

11/04/2019

Casos de engasgamento são muitos comuns, principalmente entre os recém-nascidos. O engasgo é considerado uma emergência, e, em casos graves, pode levar a pessoa à inconsciência ou até à morte. Pensando nisso, o vereador Dr. Gilberto (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº 1.083/2018, que obriga hospitais e maternidades públicas e privadas a prestar aos pais, mães ou responsáveis legais por recém-nascidos, orientações e treinamento para primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita.

A proposta prevê que as orientações, assim como o treinamento, serão ministradas antes da alta do recém-nascido por enfermeiras do mesmo setor ou profissionais indicados pela unidade de saúde. Os pais, mães ou responsáveis legais ficarão obrigados a participarem da capacitação oferecida, que poderá ser ministrada individualmente ou em turmas.

"É importante que hospitais e maternidades orientem e capacitem minimamente os responsáveis por crianças recém-nascidas, principalmente os denominados ‘pais e mães de primeira viagem’. O engasgamento com leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade é muito comum, causando muitas mortes. Por isso a importância do compartilhamento de técnicas simples e cuidados básicos de prevenção", salienta Dr. Gilberto.

Remetente

Destinário

Verificação de palavras (Digite os caracteres que você vê na caixa a seguir):

Cancelar

As letras não diferenciam maiúsculas de minúsculas
* Campo Obrigatório