Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2019

Estudantes aprenderão a prevenir incêndios

Foto de:   Reprodução

13/03/2019

Prevenir acidentes e incêndios é tão importante quanto saber que providências devem ser tomadas quando ocorrem. Preocupado com a segurança da população, em especial a dos jovens, o vereador Renato Moura (PDT) apresentou o Projeto de Lei n° 1.384/2015, que insere na grade curricular das escolas da rede pública municipal de Ensino orientações preventivas de combate e prevenção a incêndios, controle de pânico e noções de primeiros socorros. A medida foi aprovada em primeira discussão e voltará em segunda discussão. Caso o projeto seja aprovado, seguirá para sanção ou veto do chefe do Poder Executivo.

De acordo com a medida, as aulas serão ministradas nas próprias escolas em cursos de, no mínimo, quarenta minutos, com fornecimento de apostilas, panfletos, vídeos educativos de dez minutos ou mais e apresentação de acidentes sobre o tema. As escolas poderão fazer parcerias com grupamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Município ou pessoas jurídicas qualificadas e licenciadas para o curso.

A escola deverá ainda estabelecer, em conjunto com os palestrantes, a faixa etária dos alunos que irão participar deste aprendizado.

Os professores e funcionários das unidades de ensino receberão treinamentos para reciclagem a cada dois anos, enquanto os estudantes deverão receber as orientações preventivas de combate e prevenção a incêndios, controle de pânico e noções de primeiros socorros, no mínimo, a cada seis meses.

O parlamentar esclarece que "inserir no currículo das escolas da rede municipal de ensino as orientações preventivas de combate e prevenção a incêndios, controle de pânico e noções de primeiros socorros, bem como proporcionar aos seus funcionários maior conhecimento sobre o assunto, irá evitar a ocorrência de acidentes envolvendo crianças e adolescentes inseridos nas comunidades escolares".