Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2019

Projeto prevê tombamento da Sede do Bangu Atlético Clube

11/03/2019

O tombamento é um instrumento empregado pelo Poder Público para preservar bens de valor afetivo para a população, evitando, assim, a sua descaracterização. A medida é utilizada pelo vereador Zico (PTB) ao apresentar o Projeto de Lei n° 1005/2018, que tomba, por seu valor histórico, social, cultural e esportivo, o Complexo Esportivo Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho - Moça Bonita, sede do Bangu Atlético Clube.

O imóvel fica localizado na Rua Sul América, 950, no bairro de Bangu, e foi inaugurado em 1947, para substituir o antigo Campo da Rua Ferrer, fechado em 1943. O estádio já chegou a receber 32 mil espectadores, seu recorde de público, durante uma partida entre Bangu e a Seleção Brasileira em 1970. Desde então, muitas reformas foram realizadas como a instalação de cadeiras oriundas do Maracanã e obras nos vestiários, banheiros, cabines de imprensa, sistema de iluminação e gramado. Hoje a capacidade do estádio é de 9 mil pessoas.

De acordo com o parlamentar, "o tombamento impede legalmente a sua destruição e descaracterização, defendendo-o dos empreendimentos imobiliários do tipo Minha Casa Minha Vida. Também é necessário deixar claro que aquele que ameaçar ou destruir um bem tombado está sujeito a processo legal que poderá definir multas, medidas compensatórias ou até mesmo a reconstrução do bem como estava na data do tombamento dependendo do veredicto final do processo".