Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2019

Ilha do Governador ganhará novo espaço de proteção ambiental

Foto : Reprodução

03/01/2019

A vereadora Tânia Bastos (PRB) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 562/2017, que institui o perímetro entre as ruas Ituá e Áureliano Pimentel, no bairro Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, como área verde de proteção ambiental permanente, denominado Bosque Caio Granado. O Bosque terá função ecológica, estética e de lazer.

Serão instituídos projetos de urbanização e paisagismo, com o intuito de gerar espaços de lazer para a população. Pistas para caminhada, academia da terceira idade e espaços lúdicos são algumas das proposições, e entre elas também um parque infantil, que contribuirá de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

O nome do Bosque vem em homenagem ao jogador de futebol americano do Botafogo, Caio Granado, que morreu no início do ano de 2018 após um acidente de carro na Linha Vermelha. Em um ato simbólico, a sobrinha de Caio plantou a primeira muda da espécie quaresmeira no local, com apoio da Prefeitura.

De acordo com a vereadora Tânia Bastos, a qualidade de vida é o resultado da interação de múltiplos fatores no funcionamento das sociedades humanas e traduz-se na situação de bem-estar físico, mental e social, bem como em relações sustentáveis entre o indivíduo, comunidade e o meio ambiente. "A revitalização da área e a transformação em um bosque permitirá a instituição de uma área verde de proteção ambiental na Ilha do Governador, além da possibilidade da criação de uma área de lazer para a população insulana", explica.