Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2019

Vereadores encerram ano legislativo de 2018

02/01/2019

No encerramento das atividades no Plenário nessa quinta-feira (20), os parlamentares subiram à tribuna para falar sobre o ano legislativo. O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) fez o seguinte balanço: "vivemos dias atípicos, de muita violência política, com as pessoas, por conta disso, perdendo a paciência umas com as outras, e com toda a classe política", afirmou. Já Tânia Bastos (PRB) parabenizou o prefeito Crivella pela suspensão do processo, no Supremo Tribunal Federal (STF), que o acusava de usar locais públicos para a realização de atividades pessoais. "Não há aliança ou evidência de crime do prefeito. A verdade precisa ser restabelecida", afirmou.

O vereador Cesar Maia (DEM) destacou como fatos importantes do ano de 2018 o sucesso da intervenção do Exército no Rio de Janeiro; a aprovação da "lei em defesa do servidores", que permite aos municípios ultrapassarem a lei de Responsabilidade Fiscal se houver queda na receita, e a "quebra de contrato" que acarretou a suspensão do pagamento de pedágio em um dos trechos da Linha Amarela.

O pedetista Fernando Wiliam (PDT) desejou um feliz Natal e um bom Ano Novo e afirmou que "2018 foi um ano muito intenso, com o assassinato brutal e covarde da vereadora Marielle Franco. Tivemos muitas discussões importantes e medidas aprovadas para ajudar a Prefeitura a superar a crise financeira". A vereadora Teresa Bergher (PSDB) declarou estar triste por encerrar 2018 sem que os assassinos "da grande mulher Marielle Franco" e agradeceu a todos os colaboradores, funcionários e vereadores pelo trabalho e pela aprovação de iniciativas vitoriosas este ano.

O presidente da Câmara do Rio, vereador Jorge Felippe (MDB), adiantou que, em 2019, as atividades parlamentares serão transmitidas em TV aberta. "Está sendo firmado convênio com a ALERJ para nós dividirmos despesas de um imóvel onde possam ser instalados os equipamentos para a implantação de canal aberto. Estamos imaginando que, no prazo de 90 dias, a Câmara do Rio passe a ter uma TV aberta. É uma grande vitória do Parlamento municipal, e agradecemos muito ao Senado Federal por ter feito essa parceria conosco e com a Assembleia Legislativa", comemorou.