Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2019

Campeonato de Jiu-Jítsu incluso no calendário oficial da cidade

21/12/2018

O Gracie Pro é o maior campeonato de Jiu-Jítsu da América Latina. Reúne atletas de todas as categorias e faixas, traz inovação, organização e eleva o nível das competições de arte suave em âmbito nacional. O evento é transmitido ao vivo em canais fechados e via Internet para mais de 80 países, e recebe cerca de duas mil crianças de diversos projetos sociais para participar de seminários de luta.

Visando reunir profissionais e atletas que lutam por "hobby", os vereadores Marcelo Arar (PTB) e Felipe Michel (PSDB) apresentaram à Câmara o Projeto de Lei n° 965/2018, que inclui as edições do Campeonato Gracie Pro como data comemorativa anual na segunda semana do mês de julho, no calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil é o país com o maior número de praticantes da arte suave no mundo. Segundo a Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu, são mais de 1.600 academias registradas e mais de 54.000 atletas cadastrados. Estima-se que no Brasil existam mais de 2 milhões de pessoas praticando a modalidade, de acordo com dados da Federação Internacional do Esporte.

"Nossa proposta é transformar o Gracie Pro em um grande encontro de novos e antigos atletas, onde o resultado será fator secundário e o espírito do jiu-jítsu relembrará as velhas histórias", explicam os parlamentares..