Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2019

Parlamentares pretendem preservar natureza na Ilha de Brocoió

21/12/2018

A Ilha de Brocoió, localizada no bairro de Paquetá, faz parte do Arquipélago do bairro e da área de amortecimento da Estação Ecológica da Guanabara, área mais conservada de toda Baía de Guanabara. Nesta região, encontram-se manguezais isentos de intervenção urbana, e seu entorno marinho abriga espécies ameaçadas de extinção, como o boto-cinza. Tendo em conta essas características, os vereadores Renato Cinco (PSOL) e Tarcísio Motta (PSOL) apresentaram à Câmara o Projeto de Lei n° 967/2018, que declara a Ilha de Brocoió como uma área de relevante interesse ecológico, e a denomina ARIE Ilha de Brocoió.

Entende-se por ARIE uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional. É um tipo de unidade de preservação já prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal nº 9.985/2000) e no Plano Diretor do Rio de Janeiro (Lei Complementar nº 111/2011).

A medida dispõe que serão proibidas quaisquer construções ou atividades não listadas no Plano de Manejo, estabelecido pelo órgão municipal responsável pelo meio ambiente, que deverá também gerir a ARIE de acordo com as determinações pré-estabelecidas.

"Percebemos todas as características da Ilha de Brocoió e notamos que era preciso declará-la uma ARIE, com o intuito de proteger e preservar as espécies raras da biota local, mantendo toda a beleza e diversidade do lugar intacta", explicam os parlamentares