Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Inaugurada Tribuna Marielle Franco

Foto de:   ASCOM

06/12/2018

A Câmara Municipal do Rio prestou mais uma homenagem à ex-vereadora Marielle Franco. Na Sessão Plenária dessa quarta-feira (5) foi inaugurada a tribuna que recebe, a partir desta data, o nome da parlamentar assassinada em março deste ano. As autoras da Resolução nº 1.444/2018, que batiza o púlpito com o nome de Marielle Franco, vereadoras Tânia Bastos (PRB), Luciana Novaes (PT), Rosa Fernandes (MDB), Teresa Bergher (PSDB), Vera Lins (PP) e Veronica Costa (MDB), descerraram a placa antes do início da Ordem do Dia.

Marielle iniciou sua militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré. Aos 19 anos, se tornou mãe de uma menina, que a ajudou a se constituir como lutadora pelos direitos das mulheres e debater esse tema nas favelas.

Formou-se em Sociologia pela PUC-Rio e fez mestrado em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (Uff). Sua dissertação teve como tema: "UPP: a redução da favela a três letras". Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado do deputado estadual Marcelo Freixo.
Em 2016, Marielle foi eleita vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos. Como parlamentar, foi também presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara. No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava: 13 tiros atingiram o seu veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes.

Após sua morte, Marielle tornou-se semente, e milhões de Marielles em todo mundo se levantariam no dia seguinte.

Fonte: www.mariellefranco.com.br