Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Academias deverão possuir aparelhos para aferir pressão arterial

03/12/2018

Não são raros os casos de mal súbito provocados por arritmias cardíacas após um esforço físico intenso em academias. Com o objetivo de permitir ao aluno aferir a pressão rotineiramente, o vereador Marcelo Arar (PTB) apresentou o Projeto de Lei nº 470/2017, que obriga as academias de ginástica e estabelecimentos similares a disponibilizar equipamento para verificação de pressão arterial de seus alunos antes e após a prática de exercícios físicos.

De acordo com a proposta, os equipamentos deverão ser orientados e monitorados por profissionais devidamente qualificados para o atendimento. A medida preventiva deve garantir o bem-estar dos alunos de academias e checar se o aluno está apto ou não a fazer esforço físico.

"Inúmeros cuidados são necessários, quando a pessoa decide alinhar-se a um programa de educação física. As academias geralmente fazem uma avaliação prévia, cumprem a Lei, quanto à exigência de atestado médico e avaliação cardiorrespiratória. No entanto, esses cuidados são periódicos, mas não rotineiros. A avaliação da pressão arterial, antes e após a prática de exercícios físicos, é uma prática simples, mas que pode evitar muitos problemas", afirmou o parlamentar.