Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

CPI do Assédio Moral na Secretaria Municipal de Educação

Foto de:   Ascom/CMRJ

30/11/2018

As professoras Sueli Pontes Gaspar, Aura Liane Pessanha de Souza e Isabel Cristina de Ornellas, coordenadora da 2ª CRE e assessoras da Secretaria Municipal de Educação, respectivamente, estiveram nesta quinta-feira (29) na Câmara Municipal do Rio para participar da 12ª audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada com a finalidade de investigar e apurar as responsabilidades pela prática de assédio moral, a partir de denúncias recentes com fortes indícios dessa prática na SME.

A primeira depoente foi a gestora da Coordenadoria Regional de Educação, Sueli Pontes. Ela narrou os fatos que antecederam a exoneração da Profª. Sonia Gaspar, diretora da Escola Municipal Senador Corrêa, que integra a 2ª CRE. Contou que a escola tinha vários problemas e, a gestão, com grande fragilidade. Por conta disso, a Coordenadoria decidiu colaborar com a direção daquela unidade escolar , que segundo Sueli Pontes, é uma rotina na SME. Conforme o Termo de Visitas, apresentado aos vereadores, foram realizadas seis incursões no período de março a junho. Disse ainda que a  Profª Sônia foi convocada diversas vezes, por telefone e memorando, a comparecer na 2ª CRE  e que ao final decidiu fazer o convite oficialmente por meio de publicação no Diário Oficial. A coordenadora da 2ª CRE informou que a ordem para o pedido de exoneração da Profª Sônia partiu do ex-secretário César Benjamin, o que foi cumprido por ela. "Mesmo fazendo os procedimentos para exonera-la, continuei convocando a Profª Sônia, mas ela não compareceu na CRE", informou.

Em seguida os parlamentares ouviram a Profª. Aura Lima, na época assessora do ex-secretário César Benjamin,  que confirmou que as visitas a unidade escolar são um procedimento comum quando o gabinete da secretaria identifica alguma dificuldade grave e não solucionada no âmbito da CRE. E que essas visitas tinham o objetivo colaborativo e de mediação de conflitos. Também confirmou que o pedido de exoneração da Profª Sônia Gaspar foi uma decisão do ex-secretário César Benjamin. Por último, a professora Isabel Cristina assessora da atual secretária de Educação, também confirmou as mesmas informações fornecidas pelas depoentes anteriormente.

A Comissão é integrada pelos vereadores Renato Cinco (PSOL), presidente, Prof. Célio Luparelli (DEM), relator, Júnior da Lucinha (MDB), Marcelino D'Almeida (PP) e Tiaozinho Jacaré (PRB), membros.