Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Atendimento psicológico para familiares e atendentes pessoais de deficientes

29/11/2018

São constantes as reclamações sobre a falta de atendimento psicológico às pessoas com deficiência, assim como àquelas que prestam apoio, embora o direito esteja assegurado pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). Com o intuito de promover o bem-estar dessas pessoas, a vereadora Luciana Novaes (PT) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 783/2018, que obriga a disponibilização de atendimento psicológico por conta do Poder Público Municipal para os responsáveis, atendentes pessoais e familiares de pessoas com deficiência, preferencialmente no mesmo dia e horário do paciente inicial.

Segundo a vereadora, designa-se responsável o indivíduo dotado do poder de representar uma pessoa que seja menor de idade ou incapaz. Já os atendentes pessoais são pessoas que, com ou sem remuneração, assistem ou prestam cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência, sendo ou não membros da família, e familiar, o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa.

"São muitas as políticas voltadas às pessoas com deficiência, apesar de ainda haver muito por fazer. Porém, as famílias destas pessoas vivem uma rotina intensa e desgastante, e para elas não possuímos políticas claras de amparo, que as possibilitem o cuidado com suas próprias vidas. Por isso, considero de extrema importância proporcionar esse atendimento", explica a vereadora Luciana Novaes.