Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Mais comodidade a usuários de estacionamentos em shopping

27/11/2018

Efetuar pagamentos por meios eletrônicos é mais rápido, prático e seguro. Consumidores e prestadores de serviço são beneficiados ao não transportar dinheiro em espécie e, assim, estarem sujeitos a assaltos, além de não terem que se preocupar com o dinheiro trocado. Pensando nessa comodidade, parlamentares da Câmara do Rio aprovaram a Lei n° 6.418/2018, já em vigor e de autoria do vereador Thiago K. Ribeiro (MDB), que obriga os shopping centers a disponibilizarem em seus guichês de estacionamento o pagamento por meio de cartões de débito e crédito.

De acordo com a medida, todos os shopping centers terão até fevereiro de 2019 para disponibilizar o pagamento por meio de cartões de débito e crédito em seus guichês de estacionamento. O valor da multa será estipulado pelo Poder Executivo e, em caso de reincidência, poderá haver a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento que infringir a Lei.

O parlamentar esclarece que a Lei pode evitar constrangimentos, já que em muitos estabelecimentos não há caixa eletrônico por perto e nem sempre o consumidor possui dinheiro em espécie. "A medida traz mais conforto ao cidadão, já que é crescente a preferência da população por utilizar cartões de débito e crédito, até mesmo por conta da segurança. Além disso, em muitas situações não existe um caixa eletrônico para saque próximo ao local ou por conta do horário de funcionamento dos caixas. A medida evita qualquer situação constrangedora ao cidadão, por conta da falta de dinheiro em espécie para o pagamento dos citados estacionamentos", afirmou o vereador Thiago K. Ribeiro.

Também preocupado com o conforto do consumidor, o vereador Felipe Michel (PSDB) apresentou o Projeto de Lei n° 26/2017, que regulamenta o tempo mínimo de permanência gratuita de veículos nos estacionamentos de shopping centers.

A proposta proíbe os shopping centers ou centros comerciais de realizarem qualquer cobrança de estacionamento ao cliente que permanecer menos de 30 minutos no local.

O vereador Felipe Michel justifica a medida informando que em muitos estacionamentos o usuário desperdiça bastante tempo somente para localizar a vaga, quando existe. "A grande procura, principalmente em shopping centers, por disporem dos mais variados serviços, faz com que a simples entrada à procura de vagas venha a ultrapassar o tempo mínimo praticado, hoje de 15 minutos, o que não é razoável, uma vez que tais estabelecimentos não informam aos usuários a disponibilidade de vagas", esclarece o parlamentar.