Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Frequentadores de academias receberão mais informações sobre anabolizantes

26/11/2018

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do consumo de esteroides, o vereador Zico (PTB) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 770/2018, que obriga as academias de musculação a realizarem palestras sobre o uso de anabolizantes.

Os esteroides anabólicos androgênicos (EAAS) são substâncias sintéticas, derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona. "Foram criados para fins terapêuticos, mas, devido aos seus efeitos de aumento da massa muscular, são utilizados, muitas vezes indiscriminadamente, por praticantes de atividades físicas e esportivas. Os médicos alertam para os riscos que envolvem o uso abusivo dessas substâncias, entre eles irritação, agressividade, acne grave, atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozoides, infertilidade, etc.", esclarece o vereador.

A medida obriga as academias de musculação a realizar palestras sobre o uso de anabolizantes. Os estabelecimentos ainda deverão entregar ao aluno, no momento da matrícula, uma cartilha elaborada por profissionais de educação física, alertando para os malefícios da utilização de esteroides anabolizantes. A Prefeitura ficará responsável por regulamentar essa lei.