Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Rio terá novo Autódromo em Deodoro

23/11/2018

A Prefeitura promove nesta sexta-feira (23) uma audiência pública para discussão e detalhamento do edital de licitação para a construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, no bairro de Deodoro, em um terreno cedido pelo Exército. O evento é a última etapa burocrática para o início das obras que serão realizadas através de parceria público-privada. O resultado foi comemorado pelos parlamentares que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de um Novo Autódromo, criada pelo vereador Carlo Caiado (DEM) em 2015, na legislatura passada, e reapresentada na atual legislatura.

Sem o Autódromo Nelson Piquet desde 2012, quando o equipamento de Jacarepaguá foi demolido para dar lugar ao Parque Olímpico, o Município passou a sofrer perdas econômicas pela impossibilidade de abrigar provas nacionais e internacionais de automobilismo e motociclismo. Diversas entidades ligadas à área iniciaram um movimento pela construção de um novo Autódromo da cidade, e o bairro de Deodoro foi o escolhido para receber a construção. Por iniciativa da Frente Parlamentar, a Câmara do Rio realizou duas audiências públicas para discussão de medidas legais necessárias à implantação do novo espaço esportivo. Com o mesmo objetivo, promoveu encontros com o Ministério dos Esportes, Comando Militar do Leste e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Carlo Caiado destaca que a implantação do Autódromo proporcionará benefícios para a região, como a valorização dos imóveis; a formação de atletas; a gravação de filmes e novelas; a redução do índice de acidentes causados por amadores, que utilizam rodovias para a prática do esporte; além da utilização do espaço para testes pela indústria automobilística, para treinamentos pelos órgãos de polícia e para a realização de espetáculos musicais. O parlamentar destacou, ainda, a geração de empregos motivada pelas etapas de automobilismo e o aumento na arrecadação de impostos.