Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Águas pluviais poderão ser reaproveitadas em escolas municipais do Rio

22/11/2018

A cidade do Rio frequentemente sofre com enchentes em dias de chuvas fortes, consequência da grande impermeabilização do solo. Em resposta, geralmente são realizadas obras de macrodrenagem, canalização de rios, implantação de bacias de retenção e galerias pluviais, que são intervenções complexas e onerosas para o Município. Para tentar minimizar esse problema, o vereador Dr. Jairinho (MDB) apresentou à Câmara o Projeto de n° Lei 972/2014, que determina o reaproveitamento de águas pluviais nas escolas municipais.

De acordo com a proposição, as novas unidades escolares deverão apresentar um sistema de captação e reaproveitamento de água em seus projetos, que serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Educação e com a ajuda dos funcionários e alunos. As escolas que estão em funcionamento deverão seguir um cronograma de adequação a ser executado pela Prefeitura.

O parlamentar explica que a finalidade da lei é a economia de água para o bem do meio ambiente. Segundo ele, apesar de as águas pluviais serem impróprias para o consumo humano, elas podem ser utilizadas com outros objetivos, como nas descargas dos vasos sanitários e na limpeza de pisos, carros e máquinas, gerando economia de água tratada e energia elétrica, restaurando o ciclo hidrológico da cidade.

"Está claro que não se pode descartar a macrodrenagem, mas esse processo combate apenas de forma emergencial os sintomas, quando o melhor seria a prevenção. A água de chuva captada e guardada pode ser filtrada no local de uso, tratada com facilidade e, então, servir para diversos fins", explica o vereador Dr. Jairinho.