Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Profissionais de saúde se mobilizam para evitar cortes no orçamento de 2019

Foto: ASCOM

14/11/2018

Os vereadores Reimont (PT) e Paulo Pinheiro (PSOL) se reuniram com representantes da Rede de Médicos Populares, Sindicato dos Médicos, Fiocruz e Frente Nacional contra a Privatização da Saúde para discutirem os cortes anunciados pelo Secretário da Casa Civil, Paulo Messina, no orçamento da Saúde para 2019. O encontro aconteceu na segunda-feira (12), no auditório da Câmara Municipal.

Os representantes criticam a proposta do governo de reduzir em R$ 725 milhões o orçamento da área, alegando queda na arrecadação. Segundo os debatedores, há contradições na narrativa do governo, que ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de cortes, sugere a abertura de 12 novos centros médicos especializados. Os representantes das categorias relataram que 50% da força de trabalho estão em estado de greve, mas sem a paralisação dos serviços.

"A Saúde Pública já enfrenta um quadro de crise. Os salários dos médicos estão atrasados e não há garantias para o 13º. Além disso, os hospitais trabalham com uma quantidade reduzida de materiais, o que na maioria das vezes não é o necessário para atender todos os usuários. É preciso fazer um orçamento dentro da realidade e que contemple as necessidades da saúde", explica Paulo Pinheiro.

O grupo sugeriu que a Prefeitura faça cortes em outras esferas do governo, consideradas "supérfluas", além de utilizar verbas de outras áreas, como R$ 120 milhões arrecadados a mais na cobrança do IPTU, um aumento de 48% do previsto. Um documento será elaborado e entregue ao secretário da Casa Civil, com críticas e propostas alternativas para recomposição do orçamento da pasta. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 19 de novembro.