Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2018

Cerveja artesanal agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio

12/11/2018

A vocação da cidade maravilhosa para a boemia e para o entretenimento incentivou o surgimento de empreendedores que investem nas cervejas artesanais. O mercado cresceu nos últimos anos alcançando cursos, eventos e bares especializados. Hoje, a produção da cerveja artesanal é uma atividade promissora que movimenta a economia gerando empregos e renda.

Com o objetivo de materializar o reconhecimento da bebida como patrimônio dos cariocas, parlamentares da Câmara do Rio aprovaram a Lei 6.400/2018, que já está em vigor, de autoria dos vereadores Rafael Aloisio Freitas (MDB) e Carlo Caiado (DEM).

A medida considera a cerveja artesanal como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro, tornando histórica essa atividade promissora da cidade.

De acordo com os parlamentares autores da medida, "a preservação da memória histórica proporcionada pela atividade geradora da cerveja artesanal, mesmo que ainda recente, é latente e prosaica para o Carioca, sob o ponto de vista do estilo de vida boêmio. A exploração de novos sabores, a realização de eventos temáticos e as ações de fomento para o setor comprovam que a atividade já está inserida na rotina de nossa cidade".