Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Avisos contra assédio poderão ser fixados nos ônibus do Rio

12/11/2018

O assédio sexual em espaços públicos é um problema social discutido no mundo todo. Em países como Austrália e Inglaterra, existem movimentos contra este crime que obtiveram resultados positivos quanto ao número de denúncias. O Brasil, inspirado por uma discussão iniciada por uma ONG americana, desenvolveu em 2013 a campanha "Chega de fiu-fiu", criada pelo grupo Thinkolga. Em adição a este movimento, tramita na Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei n° 536/2017, criado pelo vereador Otoni de Paula (PSC).

A lei determina a fixação de cartazes nos ônibus do Rio em combate ao assédio sexual, que deverão conter os dizeres "não passe do ponto; assédio sexual no transporte público dá cadeia; #meu corpo não é público; assédio sexual é crime; se você for vítima ou vir alguém sendo assediado, ligue 190, 1746 ou 2253-1177; denuncie!". Os avisos não precisam estar necessariamente nesta ordem.

Para o caso de descumprimento desta resolução, será cobrada multa no valor de R$ 300 por ônibus, que poderá ser duplicada em caso de reincidência.

Segundo o vereador, uma pesquisa feita na Austrália em 2012 revelou que 33% das mulheres com mais de 15 anos já tinham sofrido alguma forma de assédio sexual. No caso dos homens, este número cai para 9%.

"O assédio nas ruas e nos espaços públicos ocorre com frequência. Estudos demonstram que muitas mulheres têm receio de saírem nas ruas à noite. Portanto, todas as formas de violência de gênero devem ser combatidas, e o paradigma cultural necessita ser modificado", explica Otoni.