Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Dispositivo sonoro para alertar motoristas de caminhões sobre caçamba levantada

12/11/2018

A cidade do Rio de Janeiro testemunhou acidentes, em suas principais vias expressas, provocados pelo choque de caminhões com a caçamba levantada contra passarelas. Com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, o vereador Italo Ciba (Avante) apresentou o Projeto de Lei n° 806/2018, que obriga a instalação de um alerta sonoro para avisar quando a caçamba hidráulica estiver acionada.

De acordo com a medida, as empresas de prestação de serviços de carga tipo caçamba deverão possuir um dispositivo sonoro com o objetivo de alertar o motorista sobre a elevação do sistema hidráulico. Caberá ao Poder Executivo regulamentar a forma de aplicação da Lei.

O parlamentar esclarece que o alerta sonoro vai evitar acidentes como os ocorridos na Av. Brasil e Linha Amarela. "Tendo em vista acidentes frequentes, com vítimas fatais, causados pela colisão de caminhões em passarelas por estarem com a caçamba levantada por falta de atenção ou problemas mecânicos. A medida visa à obrigatoriedade de dispositivo que emita sinal sonoro quando a caçamba estiver levantada, a fim de que acidentes dessa gravidade sejam evitados", afirmou.