Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 16 de Novembro de 2018

Mais informação sobre qualidade da água de chuveirinhos em praias e piscinões

Foto de:   Reprodução

06/11/2018

A água dos chuveirinhos instalados nas praias da Zona Sul pode estar contaminada com urina. Com o objetivo de manter os frequentadores da orla informados, a Câmara do Rio aprovou a Lei n° 6368/2018, de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), que determina o monitoramento da qualidade da água dos chuveirinhos das praias e dos piscinões da cidade.
A medida já está em vigor e obriga o responsável pelo chuveirinho ? como quiosques e barraquinhas ? a realizar periodicamente o monitoramento da qualidade de sua água. O exame da qualidade tem que ser realizado duas vezes por semana e os resultados divulgados em placas, ao lado do chuveirinho, com as dimensões mínimas de 20 x 30 cm.
A contaminação da água dos chuveirinhos é iniciada pelos próprios usuários. A urina não é filtrada pela areia da praia e contamina o lençol freático, localizado a cerca de 7 m a 8 m de profundidade, de onde é coletada a água dos chuveirinhos, iniciando o ciclo novamente.
Segundo o infectologista da UFRJ, Alberto Chebabo, a presença de urina na água das duchas confirma que ela não é tratada e está sujeita a contaminações que podem propiciar a proliferação de bactérias.
O parlamentar defende que "a qualidade na água dos chuveirinhos sitos nas praias e piscinões do município seja monitorada com o intuito de proporcionar à população um lazer com qualidade e segurança".