Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 16 de Novembro de 2018

Prefeitura quer mais equipes de bombeiros civis em estabelecimentos da cidade

06/11/2018

O incêndio no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista alertou a população para a necessidade de um trabalho permanente de prevenção a incêndios e fiscalização dos equipamentos de segurança. Grandes tragédias poderiam ter sido evitadas se no local houvesse uma equipe para evitar sinistros e atuar de imediato combatendo as chamas antes da chegada dos bombeiros militares. Com o objetivo de salvar vidas, o Poder Executivo apresentou o Projeto de Lei Complementar n° 81/2018, que estabelece a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em determinados estabelecimentos.

As brigadas profissionais deverão ter, no mínimo, um membro do sexo feminino, além de dispor de materiais obrigatórios, como desfibrilador e conjunto completo de primeiros socorros.

Estão obrigados a manter equipes de brigada profissional: shopping centers; casas de shows e de espetáculos; hipermercados; lojas de departamentos; campus universitários; edifícios que abriguem acervo de valor histórico para exposição ou arquivo e áreas públicas ou privadas que recebam concentração de pessoas em número acima de 1000 ou com circulação média de 1500 por dia; entre outros.

Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator estará sujeito à multa no valor de R$ 5 mil.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, a contratação de uma brigada profissional pode parecer, à primeira vista, um custo adicional. No entanto, rapidamente passa a ser encarado como investimento devido à mitigação dos riscos de natureza pessoal e material. "Ao instituir brigadas profissionais, pretendemos dar um passo à frente na busca da prevenção de situações emergenciais e, no caso de ocorrência, que existam profissionais treinados para o pronto atendimento às eventuais vítimas, buscando garantir mais segurança aos cidadãos", afirmou.